6 truques para ter muito espaço em casa (e uma vida mais organizada e feliz)

Para ter uma casa de sonho como as que aparecem nas revistas de decoração – ou naquele filme incrível que deu na televisão na semana passada – pode parecer, à partida, um sonho difícil de alcançar.

Não conhecer um bom profissional na área ou ter um budget baixo são sempre pontos a considerar, contudo, são perfeitamente ultrapassáveis quando conseguimos reunir os truques certos.

Se seguirmos várias dicas essenciais não só conseguimos criar a casa dos nossos sonhos como podemos organizá-la de forma a que fique espaçosa, arrumada – e faça inveja às próximas visitas.

Caso precise de ajuda para tornar o sítio onde vive num lugar muito mais feliz, nada tema. Atente e siga à risca os truques que lhe damos a seguir.

Aposte nos tons claros nas paredes ou pinte-as com riscas verticais

As cores escuras reduzem o tamanho de qualquer ambiente. Além disso, ofuscam a luz natural e tornam o espaço mais pesado. Se gostar de papel de parede pode sempre optar pelas riscas verticais, que alongam as paredes e dão a ilusão de paredes mais longas.

Opte por camas com arrumação

Longe vão os tempos em que o espaço por baixo da cama só servia para acumular pó. Hoje em dia, as camas mais vendidas são aquelas que têm uma base ampla com arrumação. Este espaço pode servir para guardar lençóis, toalhas ou roupas de outras estações – conheça aqui algumas sugestões com 50 por cento de desconto. Tem ainda a hipótese de personalizar a base e juntar-lhe um espaço para guardar os sapatos (o sonho para qualquer shopaholic). Descubra aqui esta solução.

Use e abuse das estantes

Este tipo de mobiliário facilmente se torna num vício. Imagine uma estante na sala, na qual reúne todas as recordações que traz das viagens e férias. E ainda outra no corredor com fotografias de toda a família. Nas prateleiras mais baixas pode sempre pôr uns cestos ou caixas para guardar documentos, cartas ou álbuns de fotografias, por exemplo. Existem centenas de opções de estantes – basta escolher aquela que melhor se adapta ao estilo da sua casa.

Na sala escolha um sofá de canto

A distribuição dos móveis é determinante para que a divisão pareça maior. No caso da sala deve escolher um sofá de canto que delimite as paredes. Desta forma todo o espaço central fica livre e dá a sensação de uma amplitude maior do espaço. Conheça a nossa seleção de sofás e fique com as melhores sugestões.

Dê uma nova vida às paredes do corredor

Provavelmente nunca pensou nisso, mas as paredes funcionam como ótimos espaços de arrumação. Pode sempre torná-las em estantes ou móveis com porta invisíveis.

A iluminação é muito importante

Quanto mais iluminação natural tiver uma divisão da casa, maior ela parece. Por isso, invista sempre em habitações com janelas grandes e cortinados mais claros. Caso não tenha essa hipótese use vários focos de luz, que acende conforme as necessidades. Opte por um candeeiro de canto para a sala ou, caso seja um espaço grande, aposte em dois acessórios para o teto.